Leite materno a salvo do Covid-19
10/07/2020
Acordo em pensão alimentícia
14/07/2020
Mostrar tudo

Open Banking: Desafios e Expectativas

Open Banking (Banco Aberto): confira o conceito, os desafios e as expectativas do novo modelo

Um novo conceito vem trazendo preocupações, com desafios, e gerando expectativas em empresários e consumidores: o open banking. Banco aberto que permitiria às pessoas movimentarem as suas contas bancárias, a partir de diferentes plataformas e aplicativos, não apenas pelo aplicativo ou site do banco.

Em resumo, a ideia consiste em ampliar o leque de opções ao consumidor e permitir que este possa levar suas informações financeiras para onde tiver vontade. Seria uma espécie de portabilidade de dados.

Expectativas

Inegavelmente, os que defendem a ideia do open banking sustentam que tal ferramenta irá tornar o meio mais repleto de concorrência, afastando a concentração atual do setor.

De certo, o open banking possibilitaria que um cliente pegasse todas as suas informações, todo o seu histórico financeiro e portasse onde quisesse. Sem ter que iniciar um novo relacionamento com uma nova instituição.

Do mesmo modo, seriam trazidas facilidades como:

  • Cliente que deseja pegar empréstimo poderia conseguir, via seu histórico que portaria, na instituição com menores taxas de juros
  • Novos padrões e novos serviços

Nesse ínterim em que o Brasil desenvolve tal ideia, o Open Banking já é uma realidade na Inglaterra, por exemplo.

Desafios

Ao mesmo tempo em que o novo modelo de sistema bancário aberto traz expectativas, carrega desafios, ainda mais num país como o Brasil.

Definitivamente, numa nação repleta de tantas desigualdades como a nossa, em que, consoante dados trazidos pela UOL, em 20/05/20, mais de 70 milhões de brasileiros têm dificuldades ou impossibilidade de acesso à Internet. Percentual alto, que ultrapassa os 30% da população.

Nesse período, e falando sobre tema digital (e-commerce e pandemia), nosso escritório noticiou como o Coronavírus trouxe consumidores para a compra digital pela 1a vez. Mas não há milagres em território tão plural e multifacetado como o brasileiro.

Logo, seria de se perguntar: se a população tem dificuldade de acesso à Internet, como fazer um modelo que revolucionaria o sistema atual?

Novidades

Entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, o Banco Central realizou consulta pública sobre Open banking. Adveio então a Resolução Conjunta 1/20, que traçou como objetivos e princípios:

  • Incentivar a inovação
  • Promover a concorrência
  • Aumento da eficiência
  • Promoção da cidadania financeira

Definitivamente, são novos tempos. Que venham em grande estilo, para favorecer o cidadão: é nossa torcida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *